O que é a Psicoterapia?
Entre as muitas definições possíveis podemos dizer que a psicoterapia pode ser definida tranquilamente como um processo pelo qual os problemas psicológicos são tratados através da comunicação e relacionamento entre um indivíduo e um terapeuta.
Contudo, psicoterapia é muito mais do que falar aleatoriamente sobre seus problemas. Uma conversa com amigos e familiares até podem fazer você se sentir melhor sobre seus problemas e até dar alguns bons conselhos para a mudança, porém isso não é psicoterapia.
A psicoterapia é uma relação profissional entre um terapeuta e um cliente, centrada principalmente em uma escuta qualificada e sem julgamentos, um espaço seguro onde você pode expressar o que realmente pensa e a maneira como se sente sem medo de como será interpretado. Os princípios, a estrutura e a técnica terapêutica fazem com que esta interação seja diferente de outros relacionamentos de várias maneiras.
Como funciona a Psicoterapia?
A psicoterapia será fundamentalmente edificada sobre a relação entre o terapeuta e o cliente, esta relação deve ser estritamente profissional. Ou seja, o relacionamento existe apenas e unicamente com o objetivo de ajudar o paciente. O terapeuta está lá para o paciente e não espera nada em troca a não ser o pagamento pelo tempo e isto é um ponto muito importante.
O relacionamento terapêutico difere de todos os outros relacionamentos. Você pode dizer coisas aos terapeutas sem ter que se preocupar com o julgamento de outras pessoas ou em como isso poderá afetar seu trabalho, família ou relacionamento. Você pode ser honesto com os terapeutas sem ter que se preocupar em ofender amigos ou vizinhos.Quando um terapeuta pergunta como você está, ele realmente quer saber. Isso é diferente das conversas casuais ou sociais nas quais a pessoa que faz as perguntas espera que você diga “OK” para que ele possa lhe dizer como está “ótimo” também.
Os terapeutas revelam pouco sobre si mesmos aos pacientes. Isso garante que não façam nada para mudar a forma como os indivíduos se apresentam. Estender o relacionamento além do cenário terapêutico não é considerado psicoterapia e costuma ser prejudicial para os clientes.
Os terapeutas são treinados para entender o que você diz – suas palavras, como você as diz e quais não usa. Eles prestam atenção à linguagem corporal e ao tom de voz para entender completamente o seu discurso e buscam compreender também aquilo que você não diz mas está presente nas entrelinhas de suas ações.
Tendo tratado e aprendido com pessoas em condições semelhantes as suas antes, os terapeutas podem compreender seus problemas específicos. Eles estão familiarizados com os problemas e dificuldades representados por várias situações da vida diária e os sintomas de várias doenças psíquicas.
Eles sabem quais perguntas fazer e podem fazer perguntas e questionamentos que você nunca ouviu antes, levando-o a ver as coisas sob uma ótica diferente e raramente revelam sua opinião pessoal sobre qualquer tema, permitindo que o cliente possa traçar seu próprio caminho.
Resolução de conflitos
Com seu parceiro, com outra pessoa em sua vida, ou até mesmo conflitos internos.
Alivio da ansiedade ou stress
Devido ao trabalho ou outras situações
Lidar com grandes mudanças na vida
Como divórcio, morte de um ente querido ou perda de um emprego
Distúrbios alimentares
Como anorexia ou bulimia
Gerenciar reações não saudáveis
Como raiva na estrada ou comportamento passivo-agressivo
Lidar com problema de saúde sério
Como diabetes, câncer ou dor crônica (a longo prazo)
Recuperar-se de abuso físico ou sexual
Ou ter testemunhado um ato de violência extrema
Problemas sexuais
Sejam eles devido a uma causa física ou psicológica