Atendimento psicológico para surdos
A chegada de smartphones, tablets, acompanhados por redes sociais e aplicativos de mensagens e videochamadas, como o WhatsApp, contribuiu para uma melhor integração e comunicação da comunidade de surdos, entre seus membros e também com o restante da população.
Contudo, ainda há muito a ser feito em termos de integração da comunidade surda no dia-a-dia, uma vez que não há tantas pessoas ouvintes treinadas em LIBRAS e menos pessoas que possam ajudá-las em situações em que a mente acaba sendo um fator decisivo.
Quando uma pessoa surda passa por dificuldades como ansiedade , passa por estágios de estresse ou é exposta a situações emocionalmente difíceis, às vezes pode acontecer que se sinta mal compreendida ou frustrada por não saber a quem recorrer.
Dificuldades encontradas pelos surdos ao buscar auxílio psicológico
Infelizmente, quando uma pessoa surda passa por um período de dificuldade e não encontra nos outros o apoio e o sustento de que precisa … a quem se dirige ?
Onde eles podem ser atendidos por psicólogos com a capacidade de realmente entendê-los e oferecer-lhes alternativas?
Devido, em parte, ao sistema educacional não inclusivo, muitas pessoas surdas hoje em dia não entendem textos e nem mesmo sabem escrever. De fato, pode-se apontar que os problemas de leitura e escrita nessa comunidade são geralmente generalizados e uma alta porcentagem das pessoas surdas podem ser consideradas analfabetas da linguagem oral.
A falta de profissionais treinados em psicologia, capazes de realmente entender e orientar pessoas surdas com dificuldades, ou que buscam aumentar seu desempenho em alguma área de suas vidas, pode ser frustrante para uma pessoa com deficiência auditiva.
Como um consultório de psicologia, oferecemos serviços de intervenção psicológica a qualquer pessoa com deficiência auditiva, em terapia pessoal ou por videochamada, para tornar nossa cobertura tão abrangente quanto possível.